sábado, 17 de janeiro de 2009

Série de conceitos próprios do design gráfico:

• forma: é uma zona do campo visual que se isola e assim se destaca.

• proporção: proporção por tamanho, cor, agrupamento, regularidades, alargamentos.

• contorno: partes limítrofes dos elementos, que permitem distingui-los dos demais e do fundo, podendo estar definidos mediante bordes, mudanças de cor ou mudanças de saturação.

• localização: lugar que ocupa cada elemento gráfico ou agrupamento deles no espaço do grafismo.

• dimensão: dimensão relativa de cada elemento gráfico com respeito aos que lhe rodeiam. Escalas.

• isolamento: tende a adquirir maior peso, acentuando o significado e o poder dramático da sua presença.


• direcção: projeção plana ou espacial de uma forma, pode ser horizontal, vertical ou inclinada em diferentes graus.

• cor: cor de cada elemento individual, cores de cada agrupamento de elementos, conjunto total de cores usado em um grafismo, disposição relativa dos elementos com cor e harmonia entre cores.

• contraste: intensidade de visualização de cada elemento com relação aos que lhe rodeiam e ao grafismo completo.

• agrupamento: conjunto de elementos relacionados mediante proximidade, semelhança, continuidade ou simetrias.

• composição: reunião de elementos isolados que, quando unidos, resultam em um todo destacado das partes.

• alinhamento: necessários para conseguir uma composição ordenada e lógica, assim como para relacionar elementos, existe alinhamento à esquerda, à direito, ao centro e justificado.

• simetria: disposição espacial regular e equilibrada dos elementos que formam a composição gráfica.

• equilíbrio (peso visual): cada grafismo implica um sistema de referência espacial que consegue um nível de equilíbrio maior ou menor.


• tipografia: estudo, desenho e classificação dos tipos (letras) e as fontes (famílias de letras com características comuns), assim como ao desenho de caracteres unificados por propriedades visuais uniformes.


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